• FIDJE

Quais são as diferenças entre um Slam Ball, Wall Ball e Medicine Ball?

Atualizado: há 5 dias

Existem alguns tipos de bolas diferentes na categoria “bolas de pesos”, aqui vamos ver os três modelos mais usadas nas academias e no treino em casa. Cada uma delas é um pouco diferente das outras, assim é importante saber o básico sobre elas para selecionar a ideal para o uso que você pretende fazer da bola.


As diferenças entre uma Slam Ball, Wall Ball e Medicine Ball pode ser um pouco confuso. Muito das causas disso é o uso dos termos, não necessariamente errado, mas o uso de diferentes termos entre os fornecedores que aumenta mais a confusão. Para uma loja o “Medicine Ball” é uma coisa e para outra loja, pode ser outra coisa. O assunto de qual terminologia é correto esse artigo não discute. Fazendo uma pesquisa no google dar para ver como a maioria hoje interpreta a terminologia:


SLAM BALL PESQUISA NO GOOLE:




WALL BALL PESQUISA NO GOOLE:



MEDECINE BALL PESQUISA NO GOOLE:



Em baixo seguem descrições dos três tipos de bolas mais usadas no treino funcional, junto com exemplos de exercícios típicos e especificações das bolas. Esperamos que você goste!



O QUE É UMA SLAM BALL?



TEXTURA: MOLE

PESO: 3-20 KG

SALTO: ZERO

DIÂMETRO: 20 CM









O Slam Ball é a mais robusta e durável bola do grupo. Elas são feitas com uma concha de borracha ou vinil bastante durável. A bola é preenchida com areia de ferro e eles são bastante compactos e mole a toque. Geralmente são pequenas, em torno de 20 cm em diâmetro só. O Slam Ball não vai quicar caindo no chão, a bola absorve todo o impacto por causa da moleza dela e tem salto zero.


Como o nome indica, eles são destinados a bater contra o chão com força. OBS: “Slam” em inglês significa nesse sentido jogar alguma coisa com força no chão.


Uma outra característica importante de saber dessas bolas é que tem um centro de gravidade instável, pois a areia de ferro tem uma tendência de se deslocar dentro da bola, provocando um deslocamento do centro de gravidade. Por consequência, essas bolas não são adequadas para arremessar ou pegar no ar.

Exercícios típicos: Principalmente usado para exercícios de Slam, um exercício ótimo para o desenvolvimento de força central. O usuário levanta a bola acima de sua cabeça e a joga no chão com força, em seguida, realiza um agachamento para pegar a bola e repetir 10-15 vezes por 3 rounds. Isso melhora o condicionamento cardiovascular, juntamente com a força geral trabalhando ombros, tríceps, abdômen, quadril, glúteos, panturrilhas e costas.



O QUE É UMA WALL BALL?


TEXTURA: MACIO

PESO: 3-12 KG

SALTO: MEDIO

DIÂMETRO: ~ 35 CM









Como o nome indica, essas bolas são usadas para exercícios que fazem uso de paredes de alguma forma. "Bolas de parede" foram projetadas para absorver o impacto, mas ao mesmo tempo preservar um pouco de salto, para retornar para a pessoa depois de bater na parede.


Uma importante característica de o Wall Ball ser macia é que você pode aplicar muita força jogando a bola contra a parede, ou arremessar a bola para alto, e ainda pegar a bola no retorno com conforte e segurança devido ao bola ser macia. Se você ia fazer esses exercícios com uma Medicine Ball, usando força, a bola pode facilmente escapar do controle por que o salto alto dela.

Geralmente são feitas de vinil na camada externa e preenchimento interno com flocos de espuma e pó de pneu, distribuídos e fixados de forma a dar equilíbrio e evitar seu deslocamento interno, assim mantendo o seu centro de gravidade inalterado.


Exercícios típicos: Wall Ball - Shot, Arremesso Frente. Os exercícios de Wall Ball oferecem uma enorme variedade de benefícios e trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo. Ele também permite que você mova seu corpo em cada plano de movimento - frente para trás, lado a lado e em rotação.



O QUE É UMA MEDICINE BALL?



TEXTURA: BASQUET BALL

PESO DA BOLA: 1-10 KG

SALTO: ALTO

DIÂMETRO: ~ 25 CM









Medicine Balls vêm em uma variedade de desenhos. As características distintivas são uma textura firme e pegajosa do tamanho e toque parecido de uma bola de basquete, tem um salto alto caindo no chão. A maioria são feitas de couro, borracha, vinil ou plástico. Ao contrário das bolas de Slam, as bolas Medicine não devem ser jogadas com força contra chão, além de ter um salto alto, e facilmente foge do controle, eles não foram projetados para esse tipo de uso e podem quebrar.


Exercícios típicos: Flexões rolando, Pranchas. A Medicine Ball é muito boa para treinos abdominais. Há uma infinidade de exercícios e movimentos que você pode fazer para construir músculos estomacais usando uma Medicine Ball.


Fidje Sports Outubro 2020

SITE
INFO

Garantia

Troca e Devolução

Formas de Pagamento

SIGA-NOS
CADASTRE-SE

FIDJE EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS 

CNPJ 26.651.363/0001-80

Email: contato@fidje.com.br   (19) 9.9442-7852

 

Endereço Centro Logística: 

Av. Georg Schaeffer, 2095 - Distrito Industrial, Sorocaba - SP, 18087-175

Brasil