• FIDJE

Manutenção barra olímpica: Faça a sua barra durar para sempre!

Se você tem uma barra e gostaria que ela durasse para sempre, você terá que saber como mantê-la. Neste artigo, explicamos como realizar adequadamente a manutenção das barras.


Muitos donos de boxes não fazem a manutenção regularmente das barras, o que pode custar-lhes dinheiro a longo prazo. Algumas pessoas gostam de uma aparência “usada" nas barras, mas quando a ferrugem começa a descolorir suas roupas não é tão agradável para a maioria dos alunos.



Com que frequência a manutenção deve ser feita?


A periodicidade será determinadq pelo tipo de acabamento que ela tem e em que tipo de ambiente ela estará.

Também tem diferença entre barras masculinas e barras femininas, homem normalmente possuem mais ácido úrico, que saindo no suor vai fazer as barras enferrujar mais rápido.


Box Comercial


Se vai manter em um box comercial, sendo usada por muitas pessoas ao longo do dia, a manutenção terá que ser mantida regularmente. Independentemente do acabamento do bar, recomendamos que a manutenção seja realizada toda semana.


Home Box


Se vai ser usada em um box em casa, não terá que ser limpa com tanta frequência. Para barras que são cromo duro, aço inoxidável ou Cerakote, você pode passar muito tempo sem limpá-los, mas você ainda terá que lubrificar regularmente as buchas e rolamentos se você quiser que as mangas girem suavemente. Para barras de cromo normal, óxido preto ou zinco, a manutenção completa deve ser realizada a cada 1-2 semanas.


Manutenção das barras


A manutenção das barras tem quatro passos – utilizando os suprimentos de manutenção corretos, limpando o recartilho, limpando a barra com pano e oleo e por fim lubrificando as buchas e rolamentos. Se você quer que sua barra dure muito tempo, você não pode ignorar nenhuma dessas etapas ao realizar a manutenção dela.


Suprimentos de Manutenção


Antes de limpar ou realizar a manutenção na barra, certifique-se de que você tem os suprimentos corretos para fazê-la. O uso dos materiais errados pode danificar o acabamento da barra, causando a oxidação.

Os suprimentos que você vai precisar

  • Escova de nylon dura (Se a barra for cromo duro ou aço inoxidável, use uma escova inoxidável.)

  • Óleo 3-Em-Um

  • Um pano que será usado para aplicar óleo na barra

  • Um pano para limpar óleo do bar

Depois de juntar os suprimentos certos, você estará pronto para começar. O primeiro passo é limpar o recartilho da barra.


Passo 1: Limpar o recartilho


Antes de aplicar o óleo na barra você deve limpar o recartilho. Deixar detritos no recartilho, como sobra de giz ou sujeira/pele de suas mãos, faz com que a barra enferruja mais rápido.

Como limpar o recartilho da sua barra.

  • Aplique uma pequena quantidade de óleo na área recartilhado.

  • Usando a escova tira o máximo possível da sujeira no fundo do recartilho.

  • Use um pano limpo para limpar e tirar o maximo possivel da sujeira.

Depois de limpar o recartilho estará pronto para aplicar óleo na barra.


Passo 2: Limpar a barra com óleo


Limpar a barra com óleo ajudará a prevenir a ferrugem e proteger a barra. Se você quer que sua barra dura por muito tempo, isso será necessário. Especialmente se ele está sendo usado em uma box comercial, que muitas vezes é um ambiente extremamente severo para uma barra.

Como limpar com óleo sua barra.

  • Aplique uma pequena quantidade de óleo no pano e limpe a barra com ele.

  • Use a escova para trabalhar o óleo na área recartilhado, assim segurando que o óleo chega nos fundos do recartilho.

  • Deixe o óleo na barra secar por alguns minutos.

  • Use um pano limpo para limpar a barra, tirando qualquer excesso de óleo.

Depois de limpar a barra com óleo, vá para o último passo.


Passo 3: Lubrifique as buchas ou rolamentos


Se você quiser que as mangas do seu bar continuem girando suavemente, você terá que lubrificar regularmente suas buchas ou rolamentos.

Como lubrificar as buchas ou rolamentos do seu bar

  • Mantenha a barra ereto, ou verticalmente.

  • Com a barra em pé, aplique uma quantidade conservadora de óleo (algumas gotas) ao início, ou dentro, da manga mais próxima do chão, onde encontra o eixo. Gire lentamente a manga ao fazê-lo para permitir que o lubrificante atinja toda a bucha ou rolamento.

  • Use o pano de limpeza para limpar o excesso de óleo.

  • Vire a barra para que a outra extremidade esteja virada para cima, e repita os passos para a outra manga.


Outras dicas de manutenção

Evite fazer “Rack Pull” exercício


Outra dica para ajudar a manter uma relação duradoura com sua barra é evitar fazer exercícios que podem ser destrutivos para a barra, como “Rack Pull”. Esses tipos de exercícios podem fazer com que uma barra se dobre permanentemente. Se fazê-los não pode ser evitado, é melhor usar um bar barato que você não se importa muito.

Guarda a barra deitado, no horizontal


Ao armazenar a barra, é melhor deixá-la deitada no horizontal, ao contrário da vertical. Isso ajudará a evitar que o giz deslize para dentro o conjunto da manga da barra, o que poderia impedir que as buchas ou rolamentos girassem suavemente.


Artigo original www.strengthomatic.com.br

SITE
INFO

Garantia

Troca e Devolução

Formas de Pagamento

SIGA-NOS
CADASTRE-SE

FIDJE EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS 

CNPJ 26.651.363/0001-80

Email: contato@fidje.com.br   (19) 9.9442-7852

 

Endereço Centro Logística: 

Av. Georg Schaeffer, 2095 - Distrito Industrial, Sorocaba - SP, 18087-175

Brasil