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Guia de Iniciantes para Treinamento de Saco de Areia

Todos nós podemos ser considerados culpados de complicar nossa programação de treino de tempos em tempos. Com a vasta gama de opções disponíveis para nós é difícil não ficar sobrecarregado com o que é certo para nós e nossos objetivos. O saco de areia é orgulhosamente de baixa tecnologia, mas alto em resultados. E quando você vê o que ele pode fazer por você, ele pode se tornar seu novo método de treinamento favorito.


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História de Treinamento de Saco de Areia


O treinamento de sacos de areia existe há muito tempo, mas talvez seja apenas no século passado, quando foi reconhecido como uma forma legítima de força e condicionamento. Há certamente numerosos registros do saco de areia sendo usado para treinamento estruturado desde a década de 1890, mais notavelmente por lutadores indianos. Eles continuam a ser usados por atletas de combate hoje em dia, mas cada vez mais pessoas, independentemente de quaisquer benefícios específicos do esporte, estão reconhecendo o saco de areia como uma ferramenta de força e condicionamento sério.



5 Benefícios do Treinamento de Sacos de Areia


Não importa o tipo de saco de areia que você usa, as qualidades básicas permanecem as mesmas:


1. Carga em constante mudança


Sacos de areia são difíceis de trabalhar. Embora você certamente possa desenvolver um estilo de levantamento mais eficiente com a prática, o saco de areia sempre punirá a má técnica. É complicado manuseio uma carga em constante mudança – isso soma-se a um desafio sério, mesmo para alunos avançados.


2. Aplicações da vida real


O saco de areia é um objeto da vida real. Pode ser usado como representação de outra pessoa – isso é perfeito para qualquer pessoa envolvida em esportes de contato e para as das forças armadas, polícia, bombeiros e muitas outras ocupações.


3. Constrói a força do seu grip


Você não pode levantar um saco de areia sem trabalhar o seu aperto tá (grip). Na verdade, isso é o que muitos novos praticantes notam primeiro. Qualquer treino de saco de areia também é um treino de aderência do seu grip. Isso aumenta ainda mais a natureza funcional do saco de areia como ferramenta de treinamento.


4. Desenvolve dureza mental


O treinamento com sacos de areia desenvolve condicionamento mental, bem como força física. Existem poucas ferramentas que podem quebrar um atleta tão rapidamente quanto um saco de areia. Na verdade, apenas colocar o saco de areia na posição ou fazer a transição entre os exercícios é um desafio em si mesmo. Isso constrói uma séria dureza mental.


5. Treine todos os planos de movimento


É importante desenvolver força e resistência ao longo dos três planos de movimento (sagital, frontal e transversal). Esta é uma importante faceta de treinamento para esportes e vida cotidiana, mas também como um meio de prevenir lesões e manter a saúde geral. Além do movimento nesses planos, também é importante considerar a prática de "estressar" esses planos. O saco de areia, e a sua carga, permanentemente fora do centro automaticamente estressa o corpo de uma forma verdadeira multi-plano.



3 Vantagens do Atleta Treinado de Saco de Areia


Enquanto o tipo de corpo, a dieta, e uma série de outros fatores ditarão como um indivíduo se parece, há uma série de competências-chave que os atletas que treinam com sacos de areia exibem.


1. Aderência/grip de ferro


Segurar um saco de areia desenvolve uma aderência incrível, especialmente se você utilizar um saco "sem alças". E o aperto não é reservado apenas para as mãos, pulsos e antebraços – abraços de urso, apertos de ombro desenvolvem uma gama completa de músculos "agarradores". Se o seu esporte ou a vida diária requer um aperto forte, então você precisa treinar com sacos de areia


2. Força bruta


Pernas fortes, ombros e costas são um resultado inevitável do levantamento de sacos de areia.


3. Estabilizadores forte


Levantar um objeto em constante movimento como o saco de areia requer, e desenvolve, seus músculos estabilizadores como poucas outras coisas. Você simplesmente não pode subestimar o equilíbrio e o controle necessários para levantar uma pesado saco de areia em cima da cabeça. O levantamento regular de sacos de areia constrói um sistema musculoesquelético forte e estável.



Exercícios Básicos de Saco de Areia


Concentre-se nos exercícios básicos: agachamento, levantamento terra, stiff, remada, supino, rosca bíceps, tríceps testa, desenvolvimento… Porque, mesmo sendo os exercícios comuns, o uso do saco de areia faz com que esses exercícios pareçam estar sendo executados pela primeira vez. Quando você se sentir capaz, poderá começar a adicionar movimentos mais avançados.


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Artigo original www.onnit.com

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