• FIDJE

Dumbbell: porque esse equipamento de nome engraçado é tão importante para seu treino

Atualizado: Jul 18

Os halteres, também conhecidos como dumbbells, são pesos baratos, versáteis e fáceis de usar que permitem criar um a variedade de exercícios para melhorar sua saúde. Dependendo da quantidade de peso que você usa, do número de repetições e do ritmo em que os usa, os halteres podem ajudá-lo a melhorar o condicionamento cardiovascular, queimar calorias, construir músculos ou aumentar a resistência muscular para esportes.

SOLICITAR ORÇAMENTO (WhatsApp)



Se você for a qualquer academia ou box de CrossFit, encontrará uma grande variedade de halteres. E por uma boa razão! Os halteres são populares porque são portáteis e podem ser usados ​​de várias maneiras diferentes para fortalecer o corpo. Você pode pensar no haltere como um equipamento moderno de fitness, mas ele existe há mais de 2000 anos.

O uso de halteres remonta à Grécia antiga. Os gregos antigos usavam halteres durante suas competições de salto em distância para ajudá-los a saltar mais longe. Halteres não eram a forma do haltere moderno, no entanto. Eles eram em forma de crescente e tinham uma alça para o saltador agarrar facilmente quando era hora de competir. Os historiadores acreditam que os atletas os usaram para mais do que apenas pular. Há evidências de que os gregos antigos os usavam para exercícios gerais para aumentar a força muscular. É isso mesmo, os gregos sabiam o valor do treinamento de força além do desempenho esportivo!


"O ajudante da Akmatidas": Os halteres eram usados nos esportes gregos antigos como pesos no salto em distância.

Enquanto isso, no Oriente Médio, os atletas usavam um nal para treinar. Esse equipamento em forma de taco era mais longo que o haltere moderno, mas mais curto que um haltere. Lutadores do Oriente Médio e da Índia, fisiculturistas e atletas usavam nals para construir força e resistência. Os nals eram de pesos diferentes, para que pudessem ser usados ​​para exercícios de ginástica e levantamento de peso. Os colonos britânicos adotaram o uso do nal, que eles chamavam de Clube Indiano, e trouxeram o equipamento para o oeste.

Nals, também conhecidos como Clube Indiano: Aparelhos de vários pesos e alturas são usados ​​dependendo da força e do nível de habilidade do praticante.

Enquanto o uso de clubes indianos permaneceu popular, um novo tipo de equipamento ganhou popularidade nos anos 1700. Joseph Addison, um poeta britânico, escreveu sobre sua rotina de exercícios com halteres. Estes eram sinos de igreja com os badalo removidos para silenciá-los. Os sinos foram chamados de "burros", daí o nome "dumb bell".


Badalo removido do sino, dando origem ao nome Dumbbell.

Por volta de 1800, os halteres eram usados ​​regularmente em ginásios e aulas de aeróbica. Os alunos faziam uso regularmente para aulas de educação física. Uma vez que a barra foi inventada, o treinamento de força se tornou mais popular e o haltere passou a ser usado em conjunto com as barras para construir músculos.

Enquanto os primeiros halteres eram literalmente "dumbbell", eles foram substituídos por pesos de ferro. Halteres ajustáveis ​​também estavam disponíveis no século XIX. Alguns halteres tinham cartuchos segurando areia ou balas. Atletas podiam comprar halteres vazios e encher os cartuchos com balas para ajustar o peso. O problema era que era difícil e demorado alterar o peso. Mudar o peso adicionando chapas de ferro se tornou mais popular porque era muito mais rápido ajustar o peso do haltere durante um treino. Então, da próxima vez que você for a academia ou box, pense em todos os atletas que vieram antes de você e fique agradecido por não haver necessidade de adicionar areia a cada barra antes de levantar!

Tipos de Halteres

À medida que a tecnologia avançava, o haltere foi atualizado para silicone, aço, concreto e até mostradores e botões. Você encontra halteres com pesos diferentes, começando com versões leves - menos de 1,5 kg - para usar durante exercícios aeróbicos ou enquanto usa uma esteira ou bicicleta ergométrica. Halteres mais pesados ​​permitem que você desenvolva massa muscular.

Construção de músculos

Você pode construir músculos com halteres usando pesos mais pesados. O aumento da massa muscular ajuda a queimar mais calorias ao longo do dia, uma vez que um quilo de músculo queima mais calorias do que um quilo de gordura. O Centers for Disease Control recomenda a combinação de treinamento resistido que constrói músculos com exercícios cardio. Você pode se exercitar com halteres ou apenas tonificar os músculos.

Cardio Health

O uso de halteres para aumentar sua frequência cardíaca ajuda a melhorar a saúde cardiovascular. Começando em um ritmo mais lento, os iniciantes no exercício podem melhorar a resistência cardio usando pesos mais leves por 30 minutos ou mais. Aumentar a taxa na qual você usa os halteres pode mover sua frequência cardíaca para a zona aeróbica, proporcionando ainda mais benefícios cardiovasculares. O exercício aeróbico frequente também ajuda a melhorar o colesterol no sangue.

Perda de peso

O uso de halteres para criar exercícios aeróbicos ajuda a queimar calorias, aumentando a frequência cardíaca. O uso de exercícios aeróbicos para perder peso diminui o risco de doenças e condições como diabetes, doença coronariana, derrame, dor lombar e pressão alta. Este tipo de treino para perda de peso não apenas queima calorias, mas melhora a força muscular, resistência muscular e saúde do coração.

Resistência muscular

Se você pratica esportes, pode usar halteres para melhorar a resistência muscular ou a capacidade de usar os músculos ao longo do tempo, como durante uma partida de tênis ou voleibol. Você usa menos peso e realiza mais repetições de cada exercício ao fazer exercícios de resistência muscular do que ao fazer exercícios de musculação.

Saúde óssea

Os exercícios de sustentação de peso ajudam a aumentar a densidade óssea, diminuindo o risco de uma fratura. Os halteres são uma maneira ideal de melhorar a saúde óssea dos idosos, porque você pode usá-los sentados ou deitados e escolher pesos fáceis de levantar e manipular.

SOLICITAR ORÇAMENTO (WhatsApp)

SITE
INFO

Garantia

Troca e Devolução

Formas de Pagamento

SIGA-NOS
CADASTRE-SE

FIDJE EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS 

CNPJ 26.651.363/0001-80

Email: contato@fidje.com.br   (19) 9.9442-7852

 

Endereço Centro Logística: 

Av. Georg Schaeffer, 2095 - Distrito Industrial, Sorocaba - SP, 18087-175

Brasil