O Que é CrossFit? O que é Cross Training?

Treino com barra e anilhas olímpicas, um dos pilares no treino CrossFit.

Terminoligia sempre é um desafio, essa vez a gente ficou se perguntando qual é a diferença entre crossfit e cross training?

Pergunta: O que é a diferença entre crossfit e cross training?

Resposta: Cross training, é o treinamento atlético em esportes diferente do esporte usual do atleta. Por exemplo, um lutador pode combinar estilos entre disciplinas diferentes de luta para melhorar o desempenho. Outro exemplo um nadador pode atender aulas de yoga para melhorar flexibilidade e limite dos movimentos, que também é uma boa ideia para um lutador.

CrossFit é um programa fitness de marca, uma filosofia bem definida (equipamentos e exercícios) de cross training, que envolve elementos de várias disciplinas de treino. Por exemplo tem incorporado o levantamento olímpico com barra e anilhas como um dos pilares do crossfit, outro exemplo é ferramentas como caixa jump para exercícios pliométricos. O rack crossfit traz elementos de calistenia com o clássico muscle-up exercício e assim por diante.

Pergunta: Então, cross training e crossfit é basicamente a mesma coisa, então por que tem espaços chamados cross training e outros crossfit?

Resposta: Como mencionamos, CrossFit é uma marca registrada, é uma grande comunidade internacional com milhares de boxes crossfit. Para ter o direito de usar a palavra CrossFit no marketing e no nome do seu box, é necessário pagar uma taxa de aproximadamente U$ 3.000 por ano. Para muitos boxes esse valor faz sentido, por que eles têm como base alunos atraídos para a comunidade que o CrossFit oferece. Para outros espaços isto não faz sentido. Por exemplo, existem várias empresas que criaram suas próprias redes, essas redes pegaram carona no crossfit usando uma terminologia próxima do crossfit, por exemplo a rede Cross Experience, que cresceu bastante aqui no Brasil.

Pergunta: quais foram as maiores mudanças que o CrossFit trouxe em termos de terminologia?

Resposta: sem dúvida foram as palavras “cross” e “box”, temos vários espaços com a palavra “cross” no nome, tem várias razões para isso, mas o principal é que esses espaços querem ser reconhecidos como “crossfit” tipo de treino. A palavra “box” significa o espaço onde se exercita o crossfit ou cross training. A palavra “box” em inglês significa “caixa”, ganhou esse nome porque o espaço tipicamente é um espaço quadrado aberto tipo balcão. Hoje temos vários tipos de espaços box, onde se pratica cross training, que pode ou não ser afiliado ao programa CrossFit. Alguns exemplos, além do Box CrossFit original, são: Home Box, Box Studio, Box em Academia, Box em Condomínio, Box ao Ar Livre, Box na Universidade, etc.

photo by freepik – www.freepik.com

ATENDIMENTO
Centro logístico: Av. Georg Schaeffer Nº 2095, Distrito Industrial, Sorocaba – SP