WhatsApp
(15) 93618-6599

Manutenção barra olímpica: Faça a sua barra durar para sempre!

Num outro artigo nós falamos sobre como fazer limpeza das barras, nesse artigo vamos ver como fazer a manutenção das barras olímpicas da Fidje Sports com acabamento em cromo duro e com 8 rolamentos de agulha, ou seja, como remover ferrugem e fazer manutenção dos rolamentos.

Mais cedo ou mais tarde a ferrugem vai começar a aparecer nas barras, até que chegue um ponto em que começará a incomodar o usuário e uma manutenção mais profunda precisa ser feita.

Tambem vai chegar uma hora que as mangas começarão a mostrar perda da função rotativa, agarrando, não rodando mais com tanta facilidade.

Vamos ver abaixo as rotinas para remover ferrugem e como fazer a manutenção completa das mangas.

Com que Frequência a Manutenção Deve Ser Feita?

A periodicidade será determinada pelo tipo de ambiente em que a barra está sendo usada. Se o box fica perto da praia as barras vão enferrujar mais rápido por conta da maresia. Pode ser que cada mês seja necessário remover pontos de ferrugem, mas o processo é rápido e não demora muito para ser concluído se realizado com as ferramentas e os produtos certos. Você também irá descobrir que existem diferenças entre barras masculinas e barras femininas, homens normalmente possuem mais ácido úrico, que saindo no suor fará com que as barras enferrujem mais rápido.

A frequência da manutenção dos rolamentos no outro lado é muito mais longa, tipicamente é feita a cada 2-3 anos e isso inclui desmontar as mangas totalmente e tirar todas as partes de dentro junto com os rolamentos para limpeza e lubrificação.

Rotina Remover Ferrugem

Geralmente a superfície da barra é exposta a um ambiente muito “hostil”: umidade, sal, ácido úrico, etc. Independente do acabamento, a ferrugem da superfície irá surgir na sua barra. Os procedimentos descritos abaixo são para as barras FIDJE em acabamento cromo duro. O cromo duro permite que estes procedimentos sejam aplicados durante muito tempo, sem danificar a camada do cromo.

O ideal é fazer a limpeza regularmente, pelo menos uma vez por semana, para não deixar chegar até este ponto como no imagem embaixo, mas se chegou, segue o procedimento descrito abaixo:

Os suprimentos que você vai precisar

  • Escova de nylon
  • Óleo 3-Em-Um
  • Um pano que será usado para aplicar óleo na barra
  • Um pano para limpar óleo do bar
  1. Use uma escova de cobre/latão para tirar o máximo de ferrugem que conseguir, pode demorar alguns minutos esse passo.
  2. Aplicar o óleo 3:1 na área que está trabalhando, novamente use a escova trabalhando em cima da área tentando tirar ainda mais os pontos de ferrugem.
  3. Limpe a barra com um pano e pronto!
  4. Dependendo da gravidade do caso, pode ser que não consiga tirar todos os pontos, pode sobrar alguns pontos pretos.

Esse video mostra como trabalhar com a escova e o oleo 3:1, assiste a parte de 3:20 á 4:20 no video.

Rotina Manutenção Rolamentos

Antes de serem montados dentro das mangas na fábrica, os rolamentos são lubrificados com graxa de rolamentos. Com o passar do tempo essa graxa seca e evapora, com graxa de qualidade esse processo é muito lento, normalmente uma manutenção cada 2 a 3 anos é suficiente.

Os suprimentos que você vai precisar

  • Alicate para anéis internos bico reto
  • Graxa para rolamentos
  • WD40 para limpar os rolamentos
  • Um pano para limpar

Esse VÍDEO mostra como fazer a manutenção.

OBS! Na hora de desmontar a manga presta atenção na sequencia das peças para conseguir montar corretamente a manga depois a limpeza e lubrificação das peças completado.

ATENDIMENTO
Centro logístico: Av. Georg Schaeffer Nº 2095, Distrito Industrial, Sorocaba – SP
CNPJ 26.651.363/0001-80