Barra Olímpica

Barra Olímpica Definição

Uma barra olímpica é uma barra que foi desenhada para ser usada nas competições de Levantamento de Peso Olímpico (LPO). A Federação Internacional de Levantamento de Peso (International Weightlifting Federation – IWF) é a organização que define os requisitos para os equipamentos usado nas competições oficiais de LPO. Vamos entrar em mais detalhes em baixo nesse atrigo para ver o que o IWF fala sobre a especificação das barras olímpicas.  

Existem dois exercícios no LPO: o arranco (snatch) e o arremesso (clean & jerk). O arranco é um levantamento com pegada aberta e feito em um movimento só. O arremesso é um levantamento de dois movimentos com pegada fechada. 

Barra Olímpica Aço

Esse é o componente mais importante na barra e também determine o preso da barra. Tem vários qualidade de aço no mercado, como regra geral o mais caro a barra, melhor o aço.

O aço utilizado nas barras olímpicas da Fidje Sports armazena energia através de sua flexibilidade, assim, esta barra proporciona “memoria”, que vai auxiliar nos movimentos.

Barra Olímpica Rolamentos

Uma das primeiras características notável de uma barra olímpica é que as barras devem ter mangas que giram. Isso porque LPO exige movimentos muito rápidos de girar a barra, se a manga não girar bem durante esses movimentos o atleta irá sofrer com a inércia das anilhas, gastando força desnecessária para girar as anilhas também quando a barra gira. 

Barras com mangas que não tem uma boa função rotativa pode danificar os punhos das atletas com o tempo, manutenção em dia ajuda evitar esses problemas. As barra usam rolamentos ou buchas para fazer as mangas rolar sem fricção.

Barra Olímpica Peso

Para ser usada nas competições oficiais de LPO, peso barra olímpica deve cumprir os seguintes requisitos:

O peso da barra olímpica tolerância de peso = entre +0.1% e -0.05%.

Barra Olímpica 20kg, masculina.  

Barra Olímpica 15kg, feminina.  

Barra Olímpica Dimensões

As dimensões oficiais das barras olímpicas 20kg e 15kg você pode observar nas figuras abaixo. OBS! a maioria das barras no mercado não seguem a risca as especificações do recartilho, por exemplo, as barras masculinas quasi nunca tem recartilho no meio, como especificado pelo IWF. Uma barra usada no box cross training raramente terá isso, por que nos exercícios repetitivos a área com contato no peito é melhor ser lisa, sem recartilha, por causa do conforto. Mas nas competições com carga máxima uma recartilha central é bem-vinda.  

Barra Olímpica 20kg

IWF Especificações

Barra Olímpica 15kg

IWF Especificações

Qual tipo de acabamento é melhor para uma barra olímpica?

Existem vários tipos de acabamentos disponíveis no mercado, seguem alguns exemplos: cromo duro, cromo normal, zinco branco, zinco preto, cerakote, tinta, oxidação preta. 

Além da aparência, o acabamento deve servir três propósitos:

  • Resistência à oxidação (ferrugem)
  • Resistência ao desgaste. 
  • Ultimo ponto super importante, o acabamento, seja que for, deve ser aplicado num camada fina, se não a barra fica “lisa”. 

 

Geralmente a superfície da barra é exposta a um ambiente muito “hostil”, sofrendo com umidade, sal, ácido úrico e até mesmo sangue, etc. A barra olímpica Fidje Sports tem cromo duro na barra central, isto porque como só é uma questão de tempo antes começa a oxidar, nós escolhemos o acabamento que melhor resiste a limpeza abrasiva que restaura a aparência. 

Referente ao desgaste, a área recartilhada na barra se desgasta com o tempo e acaba ficando mais lisa, a recartilha vai embora. Um dos melhores acabamentos para evitar desgaste é o cromo duro, é por isso que esse tipo de acabamento é muito utilizado nas peças industriais, onde tem contato e atrito para prolongar a vida útil da peça. Exemplos de área de aplicação são cilindros hidráulicos, anéis de pistão, etc.

ATENDIMENTO
Centro logístico: Av. Georg Schaeffer Nº 2095, Distrito Industrial, Sorocaba – SP
CNPJ 26.651.363/0001-80